-
Acessos: 500
Vozes do Madeira retrata a luta das comunidades ribeirinhas no Rio Madeira, em Rondônia, contra a violência das empresas que se apropriam de seu território para a construção de duas usinas hidroelétricas - Santo Antonio e Jirau. O documentário representa uma denúncia contra o modelo energético que beneficia grandes empresas nacionais e estrangeiras e deixa uma herança de destruição para a população local e para os trabalhadores. Produção: Movimento dos Atingidos por Barragens, Rede Social de Justiça e Direitos Humanos e Comissão Pastoral da Terra.
-
Acessos: 603
Foram mais de dois mil quilômetros percorridos, oito municípios visitados no RN e muitas histórias escutadas de pessoas que vivem na área rural e têm muito que ensinar. As experiências desenvolvidas através da agroecologia e da economia solidária foram narradas em seus espaços naturais, o que ajudou a perceber a importância dessas ações e a possibilidade das trocas e de uma melhor qualidade de vida para as pessoas. Trabalhar a Agricultura Familiar com mais responsabilidade, ética e compromisso com o meio ambiente e as relações sociais é o que vem sendo feito e pode ser acompanhado neste vídeo executado pela Rede Pardal. 22'03"
-
Acessos: 457
O documentário do Bagaço a Liberdade retrata a resistência dos camponeses contra a violência do latifúndio canavieiro no nordeste do Brasil. O vídeo mostra como trabalhadores que antes eram explorados no corte da cana encontram uma saída para reconstruirem suas vidas e dignidade. Neste processo, o marco mais importante é o que eles chamam da conquista da liberdade, obtida através da luta pela terra e por um modelo agrícola voltado para a produção de alimentos.
-
Acessos: 888
Está mais do que comprovado que a maioria dos agricultores desconhece os efeitos nocivos dos agrotóxicos, não usa equipamentos de proteção adequados e é carente de assistência técnica. Além disso, a venda dos agrotóxicos é livre e sem controle. Estudos mostram que a fiscalização é inconsistente, restrita à comercialização de alguns produtos, sem qualquer preocupação com o usuário. A maioria dos agricultores também não respeita o prazo de carência dos praguicidas, tempo em que o princípio ativo permanece agindo na planta. Com isso, a população acaba ingerindo um alimento que ainda está sob o efeito do produto. É um grande risco, visto que parte dos princípios ativos utilizados nas formulações dos praguicidas possuem propriedades genotóxicas, que podem causar alterações nas unidades que controlam a hereditariedade entre as gerações. Como o efeito é cumulativo, a longo prazo surgem conseqüências relacionadas, principalmente, com problemas no sistema nervoso, doenças cancerígenas ou alterações fetais, já comprovados por estudos da área médica. Tais propriedades deveriam ser levadas em consideração pelo Ministério da Saúde na hora de aprovar o registro dos agrotóxicos e classificar seu grau de toxicidade.
-
Acessos: 527
Los movimientos por la alimentación, la agroecología y el futuro de la alimentación y la agricultura. Hoy en día, mil millones de personas viven con hambre. Los precios pico del petróleo y la degradación del medio ambiente ponen en peligro la seguridad alimentaria de miles de millones más, especialmente si tenemos en cuenta que la mitad de la población mundial vive en entornos urbanos, dependiendo de alimentos industrialmente producidos e importados. Se requiere urgentemente una transición, pero, ¿cómo?, ¿qué políticas alternativas pueden permitirles a las comunidades lograr su seguridad alimentaria de cara a los desafíos ambientales, mientras que al mismo tiempo se mejora su calidad de vida, se construye resiliencia y se conservan los ecosistemas? Varios movimientos sociales relacionados con los alimentos ya han surgido en todo el mundo, pero desafíos actuales enfrentan actualmente? Miguel Altieri (profesor de Agroecología en la Universidad de California, Berkeley y autor de Agroecología: La ciencia de la Agricultura Sostenible) omparte sus puntos de vista en una conferencia sobre Agroecología co-organizada por el Transnational Institute (TNI), el Instituto de Estudios Sociales (ISS), y el Real Economics Group en la Universidad de Amsterdam (diciembre de 2011). Para recibir actualizaciones y noticias sobre próximos eventos y nuevas publicaciones, puede suscribirse al boletín de TNI en el siguiente link: http://www.tni.org/civicrm/mailing/subscribe
-
Acessos: 455
Filmado no município de Massaranduba, próximo à Campina Grande, na Paraíba, o curta metragem mostra como a agroecologia transformou a vida de pessoas que passam boa parte do ano vivendo em meio a seca que tanto castiga a região. Unindo a sabedoria popular e as tecnicas aprendidas em intercambios entre produtores rurais, "Transição" é um relato emocionante sobre a vivência através da agroecologia. Direção e Fotografia: Frederico Lobo Realização: Txai Filmes
-
Acessos: 436
Mulheres Quebradeiras de Côco Babaçú do Maranhão mostram sua experiência de resistência através da agroecologia. Um vídeo de Agustin Kamerath.
-
Acessos: 478
Uma experiência de preservação de nascentes através da implantação de sistemas agroflorestais em Araponga, Zona da Mata de Minas Gerais. Um vídeo de Cecília Figueiredo Realização: Articulação Nacional de Agroecologia. Cipó Caboclo Vídeos Apoio Local: CTA - Zona da Mata Universidade Federal de Viçosa
-
Acessos: 114
-
Acessos: 116