Por Bettina Barros, do Valor Econômico

A Agência de Proteção Ambiental americana (EPA, na sigla em inglês) retirou a aprovação do herbicida Enlist Duo, desenvolvido pela Dow AgroSciences, alegando novas evidências de que o agrotóxico atinge também outras plantas além das ervas daninhas.

A decisão da agência americana se baseou no questionamento de grupos ambientais de que a combinação química do produto é "bem provavelmente" mais danosa que o pensado inicialmente.

O "Enlist Duo" foi aprovado pela EPA há pouco mais de um ano e é resultado da combinação de glifosato e 2,4­D.

O produto é parte do chamado "Sistema Enlist de Controle de Ervas Daninhas", que traz uma tecnologia para soja e milho baseada em um "trait" (evento transgênico) que torna as plantas tolerantes ao herbicida. No Brasil, o Enlist está sob análise da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) desde 2012.

Ocorre que o uso do 2,4­D tem enfrentado muita resistência ao redor do mundo, por ser um dos componentes do agente laranja, usado durante a guerra do Vietnã.

O Enlist Duo já havia sido aprovado nos Estados de Illinois, Indiana, Iowa, Ohio, Dakota do Sul, Wisconsin, Arkansas, Kansas, Louisiana, Minnesota, Missouri, Mississippi, Nebraska, Oklahoma e Dakota do Norte, e aguardava aprovações para outras áreas do país.

Segundo a EPA, há agora o entendimento de que os 9 metros de separação das áreas pulverizadas com o produto não são suficientes para proteger as demais espécies. Portanto, concluiu, mais tempo é necessário para análise.

A Dow contava com o Enlist Duo para alavancar seus resultados financeiros no segmento agrícola. O produto deveria competir com as tecnologias transgênicas da Monsanto.

A Dow disse que está trabalhando com a EPA para garantir provas de biossegurança e espera que o herbicida esteja disponível para uso na safra 2016. Embora admita a possibilidade de o Enlist Duo sofrer modificações nas condições de uso, a Dow disse não acreditar no cancelamento do produto.

Pin It