Produto proibido pela Anvisa foi usado em horta do Depto. de Agronomia. Processo foi iniciado para que agrotóxicos sejam proibidos no campus.

Do G1-PE

Pesquisadores da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) denunciaram o uso de um agrotóxico proibido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em uma horta do Departamento de Agronomia, no Campus Recife, bairro de Dois Irmãos, Zona Norte da capital. O problema foi mostrado pelo NETV 2ª Edição desta sexta-feira (18).

 

O Núcleo de Agroecologia e Campesinato da universidade registrou o uso do glifosato a poucos metros de córregos que desaguam no Rio Capibaribe. De acordo com o coordenador do Núcleo, Francisco Roberto Caporal, a Anvisa proíbe o uso deste herbicida em áreas urbanas.

 

Após verificarem que o produto estava sendo utilizado na horta, foi iniciado um processo pedindo a proibição do uso de agrotóxicos no Campus Recife. “Nós achamos que a universidade precisa dar o exemplo para a comunidade, protegendo o meio ambiente”, pontua Caporal.

 

A denúncia feita junto à reitoria da UFRPE não foi a única medida tomada pelo Núcleo. Um seminário realizado na universidade reuniu professores, alunos, pesquisadores, gestores públicos, agricultores e indígenas. Na pauta, a discussão sobre o uso de agrotóxicos, seja dentro ou fora do campus. Além disso, também debateu-se os efeitos para a saúde de todos os envolvidos na utilização desses produtos: quem aplica os venenos, quem está exposto aos riscos em áreas próximas e quem consome alimentos.

 

“É importante ressaltar que qualquer agrotóxico pode causar danos à saúde, independente da classificação toxicológica. Todos são tóxicos”, explica a gerente de Saúde do Trabalho da Secretaria Estadual de Saúde, Aline Rangel. “Existem efeitos que aparecem mais imediatamente após uma exposição, que são os efeitos agudos, como dor de cabeça e vômito, a efeitos que aparecem mais tardiamente, como o câncer”, completa.

Pin It