UFFS e MPA debatem o uso de agrotóxicos na agricultura

seminário mpa uffs agrotóxicosA Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul, juntamente com o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) realizaram na última segunda-feira (12), no auditório do campus, o lançamento do Filme “O veneno está na mesa”, de Sílvio Tendler.

De acordo com o integrante da direção nacional do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) no Paraná, Valter Israel da Silva, o filme é uma ferramenta da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida, e é utilizado para fazer a denúncia sobre a problemática dos venenos utilizados na agricultura no Brasil.

Segundo Silva, a campanha nasceu há um ano por conta da questão do uso, em grande escala, de veneno na agricultura, onde o Brasil conquistou o título de bicampeão mundial em consumo de agrotóxicos nos anos de 2008 e 2009. “Se dividirmos o volume de veneno consumido no Brasil por habitantes, temos uma média de 5.2 kg de princípio ativo de veneno por pessoa por ano e segundo constam os índices, ainda não oficiais, para 2010 seremos tricampeões mundiais em uso de agrotóxicos nos alimentos, visto que o índice deste consumo aumentou para 7kg de princípio ativo por pessoa /ano”, explicou.

Além de mostrar os altos índices de utilização de agrotóxicos na agricultura no país, o filme faz uma denúncia do município de Lucas do Rio Verde, estado do MT, onde se encontrou casos de contaminação por agrotóxicos no leite materno, no solo, na água, e nos alimentos em grande proporção.

Segundo Silva, a soja responde hoje por 51% do volume de agrotóxico consumido no país, o que desmentiria que o transgênico seria para diminuir o consumo de agrotóxico. “A gente conhece a tecnologia e sabe que é possível produzir de outra forma, mas, há um jogo de interesse das empresas multinacionais, do agronegócio para manter este tipo de produção que está causando problemas sérios na saúde da população e de ordem econômica e social. Não vemos ação para mudar isso, então tomamos esta atitude juntamente com vários movimentos do campo, organizações não governamentais, movimentos ambientalistas, universidades, como é o caso da UFFS, e lançamos a Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida e o ato de hoje é um lançamento desta campanha e do filme “ Veneno na Mesa” , ressaltou.

O evento também  teve como objetivo criar um núcleo da campanha para seguir os debates, reproduzir materiais e debater o tema com a população da região. “Queremos, a partir deste encontro, sair daqui com representantes de outras organizações dispostos a assumirem a fundação do comitê local da campanha para que se crie um plano de ação neste horizonte.  Hoje, tanto a UFFS quanto o movimento dos pequenos agricultores, fazem parte do núcleo da rede ECOVIDA, que é um exemplo de desenvolvimento da agricultura ecológica na região. Nós defendemos uma agricultura camponesa que é um modo de produzir diferenciado , diversificado, com foco na agroecologia. Em parceria com a Petrobras desenvolvemos um projeto que visa isto, estamos implantando estufas caseiras, quintais agroflorestais, fazendo oficinas de biofertilizante, enfim, uma série de técnicas agroecológicas para desenvolver a agricultura independentemente do uso de agrotóxicos”, concluiu.

seminário mpa uffs agrotóxicos 2Por fim, foram apresentados pelo professor da UFFS, Felipe Mattos Monteiro, os resultados gerais do projeto Estudo Exploratório e Avaliação da Utilização de Agrotóxicos por Trabalhadores Rurais do Município de Laranjeiras do Sul, PR. A apresentação debateu os determinantes sociais, ambientais e de saúde relacionados à exposição destes trabalhadores rurais a agrotóxicos, no município. O projeto está sob a coordenação da professora, Luisa Helena Cazarolli, e integram a equipe os professores Diego dos Santos, Pedro Ivan Christoffoli, Josimeire Aparecida Leandrini, e os acadêmicos Cintia Mara Zapalovski, Larissa Demetrio Gonçalves dos Santos, Marcos Genilton Correa e Jader Aguinaldo Gonsalves.


Fonte: UFFS e MPA PARANÁ


Pin It