Central terá radio itinerante nesta quarta (3), em São Paulo, para dialogar com população sobre riscos dos venenos aos trabalhadores, alimentos e meio ambiente

Há 30 anos, o vazamento de um gás tóxico usado na elaboração de um praguicida da Corporácion Union Carbide, na Índia, matou 30 mil pessoas, muitas delas crianças. Como forma de protestar e alertar para os riscos dos venenos ao meio ambiente, a Pesticide Action Network (PAN) estabeleceu o dia 3 dezembro como o Dia do Não Uso dos Agrotóxicos.

Manifestações dos movimentos sindical e sociais acontecerão em todo o país e, em São Paulo, a CUT promoverá um diálogo com a população por meio de uma rádio itinerante nesta quarta-feira (3), a partir das 11h, na Praça do Patriarca, região central da capital paulista.

A mobilização ainda discutirá a necessidade de os movimentos estarem nas ruas para pressionar o governo federal a adotar políticas progressistas para o campo, contra o forte viés conservador que se apresenta e pressionam em defesa dos interesses do agronegócio.

Nas últimas eleições, os parlamentares da bancada ruralista aumentaram em 33% a participação no Congresso e elevaram de 205 para 273 o número de deputados e senadores no Congresso, o equivalente a 46% da Casa.

A mobilizações dos movimentos sindical e sociais serão fundamentais para enfrentar a bancada ruralista que luta pela aprovação de leis que facilitem o uso de agrotóxicos.

Vale lembrar que o Brasil tem 1% dos proprietários de terra donos de 44% das áreas agricultáveis. Isso se manifesta no modelo de produção e no impacto que essa produção terá sobre a saúde dos brasileiros, visto que soja, cana, milho e algodão, principais produtos do agronegócio, respondem juntos por 78,5% do uso de agrotóxicos no país.

SERVIÇO
Dia do Não Uso de Agrotóxicos
Dia 3 de dezembro, quarta-feira, a partir das 11h
Praça do Patriarca– Região Central de São Paulo
Mais informações: Secretaria de Meio Ambiente da CUT (11) 2108 9304 / 98269 1069

Pin It